top of page
passeios-forte.jpg

PASSEIOS SAZONAIS | 1 DIA

TORRES DA NOBREZA:

CASTELOS, PAÇOS E CASAS FORTES

NOVAS DATAS EM BREVE

A casa de morada, enquanto assento permanente de um nobre, comporta um valor simbólico que se espelha sobretudo na arquitectura, artes decorativas e local de implantação. A nobreza que desceu ao Alentejo,  rodeada por terras das ordens religiosas, reflecte o esplendor e afirma o seu poder sob formas únicas, próprias da história local e das características territoriais: é esta história desconhecida, privada e ancestral que propomos neste Spira LAB - Passeios.

Este Passeio começa em Évora, no Paço dos Duques de Cadaval com a sua Torre das Cinco Quinas, onde descobrimos o diálogo entre o Paço, a Torre e os elementos de fortificação desde a encomenda quatrocentista de Martim Afonso de Melo, fidalgo de D. João I até aos dias de hoje: é esta história desconhecida, privada e ancestral que propomos neste Spira LAB - Passeios.

Saímos da cidade e entramos no campo para encontrar a Torre de António de Mira Sobrinho, com origem no século XVI, e implantada no coração da propriedade na Nossa Senhora da Boa Fé. Visitamos esta peculiar herdade alentejana conhecida como Torre da Giesteira, exemplar da Casa Forte alentejana e característica de territórios senhoriais.

 

No adro da Capela de Nossa Senhora da Conceição, desfrutamos de um picnic e descansamos, antes de passarmos à última etapa do nosso passeio.

Terminamos o dia no Paço da Oliveira, hoje pertença do Enólogo António Maçanita, desviando momentaneamente a atenção para as vinhas do Alentejo. Visitamos a Adega, provamos os famosos vinhos e, no final, guiados pelo discurso do Professor José Custódio Vieira da Silva, visitamos o antigo Paço, integrado num domínio ali instalado no século XIII por D. Martinho de Oliveira, também inaugurado com uma torre.

 

 

Temas: 

Residências da Nobreza, Castelos Medievais, Paços Medievais e Modernos, Casas Fortes, Arquitectura Medieval e Moderna, Manuelino, Vinhos do Alentejo.

Dias e extensão: 

1 dia, numa extensão de 50km.

Territórios: Évora, Nossa Senhora da Boa Fé, Nossa Senhora da Graça do Divor.

Inclui: 

Entrada no Palácio dos Duques de Cadaval, Picnic na Torre da Giesteira, Visita Guiada às Vinhas Fita Preta e Paço da Oliveira

As Reservas estão sujeitas a disponibilidade. 
 

Clique aqui para avançar com a sua reserva. 

"Experiência maravilhosa. Estou deslumbrada. Tanta beleza junta é maravilhoso. Preparação da visita de uma grande amabilidade e profissionalismo. Uma mostra ainda da excelência da refeição no Alentejo."

RESUMO

Territórios:

Évora, Nossa Senhora da Boa Fé, Nossa Senhora da Graça do Divor.

Actividades:

Visita Guiada ao Palácio dos Duques de Cadaval, Picnic e Visita à Torre da Giesteira, Visita à Adega Fita Preta do Enólogo António Maçanita e Paço da Oliveira.

Alojamento:

Fale connosco, ajudamos na sua reserva.

Capacidade e reservas:

Min 12 / Reservas até ao preenchimento das vagas disponíveis.

Ponto de Encontro: Évora

mapa-torres.jpg

CONDIÇÕES

 

Programa a realizar com um mínimo de 12 pessoas;

Apoio na reserva de alojamento;

Preços por pessoa;

A reserva só será válida após o pagamento do total ou de 30% do valor do programa;

Reservas até 60 dias de antecedência.

INCLUI

Entradas no Palácio dos Duques de Cadaval, Picnic e Visita à Torre da Giesteira, Entrada na Adega Fita Preta, incluindo Paço da Oliveira;

Almoço Picnic;

Prova de vinhos;

Acompanhamento por intérprete do património especializado;

Transporte durante o percurso descrito;

Seguro de acidentes pessoais;

IVA à taxa em vigor.

 

NÃO INCLUI 

Transporte até ao ponto de encontro;

Refeições não mencionadas no programa;

Despesas de cariz pessoal;

Alojamento.

bottom of page