top of page

Contactos

Rua 5 de Outubro, 40-44
7920-368 Vila Nova da Baronia
(Alvito)
Portugal

quemsomos.jpg

QUEM SOMOS

Dizem que tudo demora mais tempo aqui. Que tudo é calmo. Que tudo é lento. Nós dizemos que estamos no lado certo da vida. No ritmo certo da existência. São 300 dias de sol por ano. O silêncio, aqui, não incomoda. 

Foram as paredes repetidamente pintadas das ermidas, capelas e igrejas do Alentejo que nos levaram a criar a 1ª rota de turismo-cultural, há 25 anos – a Rota do Fresco: queríamos que todos pudessem ultrapassar as portas tão repetidamente fechadas deste património e maravilhar-se com uma monumental cenografia de cor

Sendo os Frescos feitos exclusivamente de matérias-primas locais – cal, areia de rio e pigmentos naturais –, rapidamente alargámos a nossa curiosidade aos outros patrimónios do território: montado, mármores, gastronomia de terroir, práticas culturais, tradições seculares… 

Este todo tão singular revelou-se devedor ou causa de um muito particular “modo de estar” que se continua a viver no Alentejo: vagar, escala humana, sustentabilidade, luz, tranquilidade, beleza.

Hoje, preparamos os próximos 25 anos com a reunião sob a mesma marca de todos estes modos de aproximação à cultura do Alentejo criados para públicos tão diversos, ao longo destes tempos: Spira LAB – um laboratório de experiências patrimoniais aberto a todos

spira-lab-passeios-cinza.png
Spira Passeios

Tours temáticos e de duração variada para público nacional e estrangeiro, desvendando o Lado B do Património. 

spira-lab-arteseoficios-cinza.png
Spira Artes & Ofícios

Imersões de 1 a 7 dias na aprendizagem das técnicas e tradições de manualidades, sempre sob a batuta do Mestre Artesão. 

spira-lab-miudos-cinza.png
Spira Miúdos

Actividades ao ar livre, simples, ricas, saudáveis, seguras, divertidas e pedagógicas para todos os miúdos em contexto de Família ou de Escola. 

spira-lab-comunidade-cinza.png
Spira Comunidade

Dinâmicas pro bono a favor da Comunidade Local e do Património que é de todos nós. 

Criamos, experimentamos, baralhamos e distribuímos de novo, organizamos, promovemos, cuidamos, acolhemos e partilhamos com todos em profundidade o património, a cultura, a gastronomia, as Artes & Ofícios e as práticas sustentáveis do nosso território. 

106912108_4707848519241354_2236549558682758155_n.jpg
bottom of page