top of page
fresco-banner.jpg

PASSEIOS SAZONAIS | TARDE E NOITE + 1 DIA MÃOS-NA-MASSA

ROTA DO FRESCO:

NOVOS TERRITÓRIOS, UM CÉU ESTRELADO E MÃOS-NA-MASSA

2024 | MAIO: 4 (TARDE/NOITE) E 5 (DIA INTEIRO, OPCIONAL)

Criada em 1998, a  Rota do Fresco é a Primeira Rota de Touring Cultural do nosso país e leva-nos à descoberta do tesouro escondido do Alentejo - a Pintura Mural a Fresco - que se guarda (por razões muito concretas e directamente relacionadas com o desenvolvimento deste território) na maior parte das igrejas, capelas e ermidas da região.

Neste passeio, transpomos as portas usualmente fechadas destes templos para desvendarmos pinturas com 500 anos de existência e conhecermos a vivência humana e o ambiente em que os frescos viram passar os séculos. Seguimos novos caminhos da Rota do Fresco, passando pelo tradicional vinho de talha, pelos petiscos regionais e descobrindo o céu nocturno a partir da serenidade do campo alentejano.

 

Sábado, a meio da tarde, encontramo-nos em Alvito para revisitarmos a Rota já conhecida há um quarto de Século: nesta vila 100% rural, recordamos a pintura mural renascentista da Igreja Matriz e seguimos a pé pelo maior conjunto de portais manuelinos do Baixo Alentejo até ao Largo das Alcaçarias, para entrarmos na Ermida de S. Sebastião, tardo-gótica, revestida a frescos de 1611.

Depois, partimos para territórios da Rota menos conhecidos: seguimos para Vila Alva, a aldeia mais branca de Portugal, onde visitamos a igreja de São João Baptista, de paredes caiadas e interior decorado a fresco. Terminamos o percurso na antiga Adega do Mestre Daniel, onde o vinho envelhece ainda segundo a tradição milenar das talhas. Deixamo-nos estar ali, abrigados do calor, conversando com os proprietários da adega, que se sentam a jantar connosco, até o sol se pôr. Depois, partimos até à Ermida da Nossa Senhora da Represa, no meio do campo e entramos para conhecermos os frescos do seu interior. Depois de ouvirmos falar da devoção a São Caetano, saímos para a escuridão da noite e, com o apoio de telescópios e do nosso astrónomo, observamos o céu estrelado enquanto ouvimos histórias acerca do que o nosso olhar já não alcança.

 

No dia seguinte, quem quiser junta-se a nós para um atelier de pintura mural a fresco. Na vila de Portel, no antigo pomar do Convento de São Paulo, inspiramo-nos numa técnica secular muito utilizada no Alentejo: vamos aprender a técnica da pintura mural a fresco, desde o reboco, ao desenho preliminar e à pintura...“fresco” porquê? O resultado ficará gravado na cal na cal da cerca do convento, trazendo mais cor ao jardim.

 

 

Temas: 

Pintura Mural a Fresco, Vinho de Talha, Gastronomia Alentejana, Astronomia.

Dias e extensão: 

2 dias (tarde e noite + segundo dia opcional), numa extensão de 40km.

Territórios: 

Alvito, Vila Alva, Portel.

 

Inclui: 

Jantar vínico no primeiro dia, almoço no segundo dia, acompanhamento por intérprete do património especializado, entradas nos monumentos referidos, IVA à taxa em vigor.

110€ Passeio 1º dia

190€ Passeio 2 dias (inclui atelier)

 

 2 dias (tarde e noite + 1 dia de atelier) 

4 e 5

de Maio 

As Reservas estão sujeitas a disponibilidade. 
 

Clique aqui para avançar com a sua reserva. 

"Adorei. Uma perspectiva interessante e diferente do habitual. Um percurso muito bom e uma conversa interessantíssima. Repetiria e recomendarei."

RESUMO

Territórios:

Alvito, Vila Alva, Portel.

Actividades:

Rota do Fresco em Alvito, Vila Alva e Vila Ruiva, incluindo uma Visita Nocturna, Visita a uma Adega de Vinho de Talha com Jantar, Sessão de Observação de Estrelas, 1 Dia de Atelier de Pintura Mural com Almoço incluído (em regime opcional).

Alojamento:

Fale connosco, ajudamos na sua reserva.

Capacidade e reservas:

Min 12 / Reservas até ao preenchimento das vagas disponíveis.

Ponto de Encontro: Alvito

mapa-fresco.jpg

CONDIÇÕES

 

Programa a realizar com um mínimo de 12 pessoas;

Apoio na reserva de alojamento;

A reserva só será válida após o pagamento do total ou de 30% do valor do programa;

Reservas até ao preenchimento das vagas disponíveis.

INCLUI

Entradas na Igreja Matriz de Alvito, na Ermida de São Sebastião em Alvito, na Igreja de São João Baptista em Vila Alva, na Ermida de Nossa Senhora da Represa e numa adega de Vinho de Talha;

Sessão de Observação de Estrelas com Telescópios;

Jantar no primeiro dia;

Almoço no segundo dia (em regime opcional);

Acompanhamento por intérprete do património especializado;

Seguro de acidentes pessoais;

IVA à taxa em vigor.

 

NÃO INCLUI 

Transporte;

Refeições não mencionadas no programa;

Despesas de cariz pessoal;

Alojamento.

bottom of page